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Os quatro tipos de TDAH que você precisa conhecer

O TDAH é considerado um distúrbio psiquiátrico, portanto, na escola os indícios que uma criança possui esse transtorno precisam ser registrados por no mínimo seis meses antes de encaminhar o aluno a um possível tratamento.


O TDAH vem sendo bastante discutido em virtude de acarretar sérios problemas de interação social, hoje em dia é considerado um distúrbio que altera o comportamento e que mais é diagnosticada na escola.


Associada ao baixo rendimento escolar, porque os pacientes que sofrem desse transtorno apresentam inúmeras dificuldades de aprendizagem relacionada à atenção e principalmente a concentração.


A falta de atenção e concentração, como também a excessiva atividade psicomotora em um paciente com TDAH, interfere na aprendizagem e na interação social levando ao baixo rendimento escolar, como também não conseguem realizar os vários projetos que planejam e são tidos como avoados, vivendo no mundo da lua e são geralmente estabanados.


Hiperativos precisam de paciência e disponibilidade e principalmente conhecimento sobre TDAH, pois eles exigem tratamento diferenciado, mais atenção e uma rotina especialmente estimulante e estruturada para interagir e desenvolver a capacidade de atenção da criança.


Valorizando assim seu potencial e respeitando seus limites e seu ritmo.


O TDAH é considerado um distúrbio crônico que geralmente surge na primeira infância, antes dos sete anos de idade.


Tal distúrbio tem sido motivo de grande preocupação de pais e professores nos últimos tempos, visto que tem sido diagnosticado com maior frequência atualmente em consequência da ênfase que vem ganhando dos estudos médicos e psicológicos na sociedade moderna.


Ele se caracteriza por sintomas de: DESATENÇÃO, HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE


TIPOS DE TDAH:

Tipo hiperativo / impulsivo


A criança que apresenta o tipo hiperativo / impulsivo, são mais agressivas, tendendo a apresentar altas taxas de rejeição por parte de outras crianças, pois agem sem pensar e são inadequadas socialmente.


Apresenta seis das seguintes características:


- Inquietação, mexendo as mãos e os pés.


- Dificuldade em permanecer sentada.


- Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente.


- Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente.


- Fala excessivamente.


- Responde a perguntas antes delas serem formuladas.


- Age como se fosse movida a motor.


- Dificuldade em esperar sua vez.


- Interrompe e se interrompe.


Sabe-se que o paciente com esta forma de transtorno tem grande dificuldade de seguir regras mesmo entendendo e conhecendo as regras propostas.


Tipo desatento


- As crianças com o TDAH do tipo desatento apresentam um nível mais alto de isolamento social e retraimento mas, é uma criança dócil, fácil de lidar, porém com dificuldade de aprendizagem desde o início de sua vida escolar, lenta ao copiar do quadro, lenta para fazer o dever de casa, necessidade de acompanhamento dos pais ou orientadores a vida toda; isto contribuirá para que tenha uma baixa auto-estima, podendo futuramente desenvolver comorbidades como por exemplo: Ansiedade generalizada e depressão entre outros.


Para ser considerada desatenta é necessário apresentar pelo menos,seis das seguintes características:


- Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado.


-Dificuldade em manter a atenção.


-Parece não ouvir.


-Dificuldade em seguir instruções.


-Dificuldade na organização.


- Evita / não gosta de tarefas que exigem um esforço mental prolongado.


- Frequentemente perde os objetos necessários para uma atividade.


-Distrai-se com facilidade.


- Esquecimento nas atividades diárias.


Ressaltamos que as crianças desatentas têm dificuldades de se concentrarem em tarefas e prestar atenção se comparados com os colegas, em sala de aula tem grandes dificuldades de focalizar e manter a atenção de forma apropriada comprometendo assim o aprendizado.


• frequentemente perde ou esquece objetos necessários para uma atividade;


• esquece rápido o que aprende.


Forma Combinada ou Mista


É caracterizada quando a criança apresenta os dois conjuntos das formas hiperativa/impulsiva e desatenta.


Existem ainda outros critérios que devem ser levados em conta, tais como:


• Persistência do comportamento há pelo menos seis meses.


• Os sintomas têm que ter repercussão na vida pessoal, social e escolar;


• Tem que estar presente em pelo menos dois ambientes;


• Frequência e gravidade maiores em relação a outras crianças da mesma idade;


Tipo não específico


A pessoa apresenta algumas características, mas em número insuficiente de sintomas para chegar a um diagnóstico completo. Esses sintomas, no entanto, desequilibram a vida diária do paciente.


Na idade escolar, crianças com TDAH, apresenta uma maior probabilidade de repetência, evasão, baixo rendimento acadêmico e dificuldade emocionais e de relacionamento social, e pessoas que apresentam sintomas de TDHA na infância têm uma maior probabilidade de desenvolver problemas relacionados com comportamento.


Sobre o diagnóstico


O aspecto mais importante do processo de diagnóstico é um cuidadoso histórico clínico e desenvolvimento.


A avaliação do TDAH inclui, frequentemente, um levantamento do funcionamento intelectual, acadêmico, social e emocional.


O exame médico também é importante para esclarecer possíveis causas de sintomas semelhantes aos do TDAH (por exemplo: reação adversa à medicação, problema de tireoide, etc).


O processo de diagnóstico deve incluir dados recolhidos com professores e outros adultos que de alguma maneira, interagem de maneira rotineira com a pessoa que está sendo avaliada.


Embora se tenha tornado prática popular testar algumas habilidades como resolução de problemas, trabalhos de computação e outras, a validade dessa prática bem como sua contribuição adicional a um diagnóstico correto, continuam a ser analisadas pelos pesquisadores.

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Escrito por Renata Generoso



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